Educação

Enem movimenta a cidade neste domingo (3)

O Enem promove a sua segunda e última etapa no próximo domingo, dia 10

Jô Folha -

Os portões de diversos prédios da cidade abriram ao meio-dia deste domingo (3) para receber os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta primeira etapa, os estudantes realizam as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Cerca de 1,7 mil municípios do país aplicaram as provas, em um total de 5,1 milhões de inscritos.

No Campus Anglo, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o movimento foi tranquilo. Mesmo com o acesso para carros interrompido na rua Gomes Carneiro, os estudantes chegaram calmamente ao local. Apenas uma jovem precisou correr para entrar no último segundo.

Por volta das 12h30min, o estudante Otávio Manta, de 17 anos, aguardava na sombra com os amigos. Chegou cedo para não ter erro. “Estou mais tranquilo do que esperava”, entregou. O jovem conta que se preparou para o exame durante o ano, reforçando os estudos nas matérias que tinha mais dificuldade. Compareceu para fazer o teste, inclusive, vestindo a camiseta do terceirão da escola. “Espero que a prova seja conteudista. Prefiro assim”, disse. Otávio busca uma vaga no curso de Arquitetura e Urbanismo.

Enquanto alguns são estreantes no Enem, outros já estão acostumados com o processo seletivo. É o caso da estudante de Design Gráfico, Luiza Parker, de 20 anos, que realiza pela terceira vez a prova. Sua intenção, agora, é conseguir uma vaga no curso que era a sua primeira opção: Cinema. Vindo da área de ciências humanas, a jovem considera esta etapa como a mais acessível, principalmente por apresentar a redação.

A entrada nos prédios foi permitida até às 13h. A prova teve início 30 minutos depois. Os inscritos podem realizar as questões até às 19h. O Enem promove a sua segunda e última etapa no próximo domingo, dia 10, com a aplicação das provas de ciências da natureza e matemática.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anvisa aprova registro de remédio para malária em dose única Anterior

Anvisa aprova registro de remédio para malária em dose única

Próximo

"Democratização do acesso ao cinema no Brasil" é o tema da redação

Deixe seu comentário